SEGURANÇA NO TRÂNSITO EM SJDR: MORADORES PROTESTAM PELA VOLTA DE SEMÁFORO NA AVENIDA LEITE DE CASTRO

Marina Santana

Uma intervenção pacífica fechou o trânsito da Avenida Leite de Castro, próximo a rua Aureliano Pimentel (sentido centro) no final da tarde dessa terça (dia, 17). Um grupo de moradores da região protestou pela volta do semáforo no local, que foi desligado há alguns meses. Segundo eles, tem prejudicado a segurança dos transeuntes.

Com uma faixa pedindo por segurança, os manifestantes cumpriram o papel do semáforo: durante aproximadamente uma hora, “fecharam” o trânsito por um minuto e liberaram por um minuto e meio.

A iniciativa dos moradores foi liderada por aposentada e moradora da região, Neusa. “O que a gente quer é chamar atenção e mostrar aos motoristas que circulam aqui que o semáforo está fazendo muita falta pra gente”, conta. Segundo ela, em menos de um mês, quatro acidentes aconteceram no local.

A reportagem do Notícias del-Rei acompanhou o ato e presenciou que a ação de chamar a atenção e fechar o trânsito irritou alguns motoristas, que “furaram” a corrente humana que fechava a rua, buzinaram e proferiram xingamentos aos manifestantes.

Foto: Marina Santana

Em meio aos gritos pedindo por segurança, os participantes recolhiam assinaturas para um abaixo assinado.

Outra pessoa que estava no local, que preferiu não ser identificada, ressaltou também para a obra da avenida que, para ela, provocaria riscos de enchentes.

Próximos atos

A manifestação foi a primeira organizada pelos moradores. Existe a expectativa de acontecer novamente, agora com autoridades governamentais, ainda essa semana.

Os manifestantes, em sua maioria idosos e crianças, prezam pela segurança do local e reiteram o direito de ir e vir dos pedestres.

O que diz a prefeitura

Na manhã desta quarta (dia 18), a reportagem tentou contato com o Departamento de Trânsito de São João del-Rei para apurar se existe a previsão de atendimento da reivindicação dos moradores, mas até a publicação dessa matéria, não houve resposta.

O espaço segue aberto.


Edição: Arthur Raposo Gomes

Imagem de destaque: Marina Santana

Deixe um comentário