O ROCK E O BLUES NO CENÁRIO MUSICAL REGIONAL: UMA ENTREVISTA COM RENATO AGOSTINI

Anna Carolina Gomes

Renato Agostini, de 37 anos, é cantor e empresário na cidade de Tiradentes em Minas Gerais. Com experiências no cenário musical alternativo, o entrevistado do Notícias del-Rei iniciou sua participação em bandas locais ainda na adolescência. Atualmente, se concentra no ramo de turismo e realiza shows em ocasiões especiais. 

Nos dias atuais, Renato ele participa de alguns projetos junto com a sua esposa Amanda Vasconcelos, também cantora. Além de cantar, o músico é encantado por ukulele, toca guitarra e violão.  

O rock e o blues são estilos musicais originalmente norte-americanos, mas fazem parte da pluralidade musical presente no país. Especificamente sobre a presença desses gêneros na região, ele comenta sobre como a ausência de incentivos impactou sua trajetória: “antigamente era muito independente, não tínhamos apoio financeiro, tudo era feito na raça”, afirma. 

A importância do “Inverno Cultural”

Ainda nesse cenário, Renato aponta a importância de eventos, como o “Inverno Cultural” (programa de extensão promovido pela Universidade Federal de São João del-Rei), para a divulgação de artistas regionais.

“Houve um diferencial que começou a valorizar as bandas locais, especialmente esse lado rock n roll, que foi o Inverno Cultural. A gente tocou na primeira edição, que teve uma noite de rock dentro do evento e nos sentimos muito valorizados, foi um divisor de águas”, relembra.

 

Em relação a shows que dão espaços aos artistas locais serem promovidos pelas prefeituras, segundo Renato, “em especial São João del-Rei, é nítido que existe uma carência no setor cultural e investimento turístico, um pouco diferente do que Tiradentes costuma fazer. Essas ações normalmente partem de iniciativas privadas, são produtores e empresários aqui da região que promovem os eventos”. 

Perguntado sobre a presença de nichos musicais influenciarem na visibilidade dos músicos, o empresário defende que, “apesar de serem estilos mais direcionados, tem uma galera que sempre acompanha, não considero nada segmentado”.

“Acho que existe sempre uma abertura, tanto que nos eventos que a gente faz aqui no camping, estamos sempre recebendo, turistas e pessoas de outros lugares”, discorre. 

Uma experiência sonora na natureza

Com músicos de todo o Brasil e da região, o Acampa Music Festival é um evento idealizado por Renato Agostini e sua família no Camping Tiradentes.

Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, a Região do Campo das Vertentes vai contar com um festival com nomes reconhecidos do rock e do blues, incluindo o gaitista chileno Gonzalo Araya e a banda mineira Audergang. Além disso, também é possível acampar no espaço, enquanto aproveita os shows

De acordo com Renato, “principalmente no pós-pandemia, a gente percebeu que as pessoas despertaram muito para a natureza, valorizando atividades ao ar livre”. “Então é o que a gente oferece junto nessa proposta do evento, por isso o nome Acampa Music, é uma experiência conjunta”, explica.

 

Quanto a presença do público, o músico observa uma baixa procura pelas pessoas da região. “Como músico, a gente sabe a importância de atingir os moradores, no entanto, o camping recebe muito mais turistas. A população local ainda é muito distante”, analisa. 

“Um dos nossos principais objetivos é trazer a população local, estamos inclusive, fazendo campanhas de preço especial para incentivar a procura. Até mesmo na programação, buscamos a participação de  músicos do entorno”, comenta. 

A respeito do futuro da cena de rock e blues regional, Renato Agostini se mostra otimista quanto as mudanças que ocorrem.

“Eu vejo que a cena se modificou e algumas pessoas se mantiveram e evoluíram, alguns espaços novos abriram e outros fecharam. Ainda existe alguma cena viva dentro desse estilo, tanto que a gente costuma promover alguns exemplos e sempre existe uma procura”, finaliza.


Edição: Arthur Raposo Gomes

Imagem de destaque: arquivo pessoal

Deixe um comentário