Harume Suzuki
A estreia da peça “Ọkàn” do Teatro da Pedra ocorre nesta sexta (dia 6), e ela faz a abertura da Temporada de Primavera que acontece até domingo (dia 8).
Ao Notícias del-Rei, a atriz do grupo teatral, Fernanda Nascimento explica o conceito do nome do espetáculo: “Okàn significa coração em Iorubá, e o coração perpassa toda a peça”.
A apresentação conta a história de uma jovem mineira que, ao prever a partida de sua avó, embarca em uma profunda jornada de autoconhecimento, explorando as histórias, costumes e a rica cultura de seus ancestrais africanos.
Eu acho que é uma temática muito legal. É bacana a gente poder falar sobre isso. Temos um elenco que tem pessoas negras e tudo isso está envolvido na nossa pesquisa pra esse espetáculo. É uma pesquisa vasta, não falamos de África de uma maneira aleatória, a gente pesquisa a região, as paisagens sonoras […] Estudamos a região da Costa da Mina do Reino de Daomé, região que hoje é o Congo, Nigéria e Benin. Acho que é bem interessante e importante pra São João del-Rei a gente ter esse espetáculo no nosso repertório“
– afirma Fernanda Nascimento, atriz do Teatro da Pedra.

A temporada
A Temporada de Primavera, que tem início com “Ọkàn”, é dedicada ao público infantojuvenil e contará com apresentações de outros grupos teatrais do país nos outros dias.
A programação completa pode ser conferida no site oficial do Teatro da Pedra e em nas redes sociais.
“A gente vai dialogar com crianças, jovens e até com adultos, nesse tema tão importante”, acredita Fernanda.
A atriz ainda comenta que quanto a questão da ancestralidade africana, muito presente no processo de construção da peça.
“Temos um elenco com pessoas negras e isso também foi nos perpassando, passando pelas nossas histórias, nossos jeitos…”, finaliza Fernanda.
Edição: Arthur Raposo Gomes
Imagem de destaque: Vinícius Cruz
