Neto Lacerda e Nayara Ribeiro
R$12,5 milhões: esse é o valor que será investido para restaurar a Catedral de Nossa Senhora do Pilar. O anúncio foi feito pelo prefeito de São João del-Rei, Nivaldo Andrade (União Brasil), junto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass.
O pároco da Matriz, Monsenhor Geraldo Magela, afirma que a reforma será total – tanto na parte estrutural, quando na artística.
“Ainda não tenho ciência de quando (exatamente) começarão as obras, mas estou rezando para que seja logo”, comenta.
O secretário de Cultura e Turismo de São João del-Rei, Marcus Fróis, relembra que o projeto de restauração da Catedral estava há muito tempo parado no Iphan.
“A prefeitura (já) contratou uma empresa para atualizar o projeto e, assim que for feita a atualização, ele retornará ao Iphan para que seja licitado e a reforma comece”, explica. A expectativa é que as obras sejam iniciadas ainda em 2023.
Marcus Fróis também elogia a desenvoltura do atual governo federal para assuntos de cunho patrimonial. Ele ressalta que mais reformas estão por vir, como na Igreja Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga da cidade. Para essa restauração, foi concedido o valor de R$4 milhões, também pelo Iphan.
Uma das igrejas mais antigas do país
Localizada no Centro Histórico da cidade, a Matriz é a sede da Diocese de São João del-Rei. A construção foi iniciada em 1721, o que faz da igreja uma das mais antigas do país.
Além de toda sua importância histórica e cultural, a Catedral é um dos principais pontos de cerimônias e procissões durante a Semana Santa, recebendo fiéis e turistas da região, do estado e do país todo.
“Por ser no centro da cidade, sua significância é maior. Ela é diferente das outras. Acho que ‘capricharam’ mais nessa”, brinca Dona Lucila, moradora da região, durante entrevista à reportagem.
Para o Notícias del-Rei, outros dois moradores, que preferem não ser identificados, também refletem sobre a reforma no templo.
“A reforma vai além da estética: é um presente para nós católicos praticantes. Na minha opinião, essa é a igreja mais linda de São João del-Rei”, defende um deles.
O outro aponta que a reforma é necessária, considerando ainda que é dever da sociedade preservar patrimônios culturais como esse.
Edição: Greycyelly Miranda e Arthur Raposo Gomes
Imagem de destaque: Neto Lacerda



